???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1005
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | Cantos brilhando nos escombros: roteiros da poesia de Alberto da Cunha Melo |
???metadata.dc.creator???: | Lucena, Karine Braga de Queiroz |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Fonseca, Aleilton Santana da |
???metadata.dc.description.resumo???: | Esta dissertação estuda de que maneira duas vertentes temáticas constantes na obra de Alberto da Cunha Melo (o poema social, de conotação política e o poema metafísico, ou existencial) são articuladas nas obras Soma dos Sumos (1983), Poemas anteriores (1989), Meditação sob os lajedos (2002) e O cão de olhos amarelos (2006). Para tanto, no primeiro momento, traça os principais antecedentes do golpe militar, emblemático para o nascimento da geração 65 de poetas pernambucanos (da qual o poeta foi uma espécie de mentor), a partir das reflexões de Heloisa Buarque de Hollanda, Flora Süssekind e Silviano Santiago sobre as articulações entre censura e produção literária pós-64. A partir desse eixo histórico, busca situar alguns caminhos percorridos por aquele movimento literário responsável por uma intensa vida cultural em Pernambuco. Como suporte para iluminar a análise e a interpretação dos poemas, ancora-se nos principais textos críticos sobre a obra de Alberto da Cunha Melo: Alfredo Bosi, Mário Hélio, César Leal, Bruno Tolentino, Claudia Cordeiro, José Nêumanne Pinto e outros. |
Abstract: | This work presents the way by which two constant points in Alberto da Cunha Melo’s work (social and political poem, and metaphysical or existential poem) are ordered in Soma dos Sumos (1983), Poemas anteriores (1989), Meditação sob os lajedos (2002) and O cão de olhos amarelos (2006). First of all, we investigate the main precedents of Military Coup that marked the Pernambuco’s poets surging of 65’s Generation (in a sense, Alberto da Cunha Melo was their guide). Besides, we consider Heloisa Buarque de Hollanda, Flora Süssekind and Silviano Santiago’s views about the rapport between post-64’s literary production and censorship. Starting from this historical event, we focus on literary movement’s adventures that marked cultural life in Pernambuco. Finally, the main criticism texts on Alberto da Cunha Melo’s work writted by Alfredo Bosi, Mário Hélio, César Leal, Bruno Tolentino, Claudia Cordeiro, José Nêumanne Pinto and so on are theorethical support by which we can analyse and understand his poems. |
Keywords: | Literatura brasileira contemporânea Literatura e censura Geração 65 Alberto da Cunha Melo Poesia social Poesia metafísica Contemporary brazilian literature Literature and censorship 65’ Generation Social Poem Metaphysical poem |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual de Feira de Santana |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UEFS |
???metadata.dc.publisher.department???: | DEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTES |
???metadata.dc.publisher.program???: | Mestrado Acadêmico em Literatura e Diversidade Cultural |
Citation: | LUCENA, Karine Braga de Queiroz. Cantos brilhando nos escombros: roteiros da poesia de Alberto da Cunha Melo. 2012. 110 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Literatura e Diversidade Cultural)- Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2012. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1005 |
Issue Date: | 27-Aug-2012 |
Appears in Collections: | Coleção UEFS |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Karine Braga de Queiroz Lucena.pdf | Arquivo em texto completo. | 1.57 MB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.