???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1202
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | Celebração barroca: a iconografia sacra nos painéis azulejares da igreja matriz Nossa Senhora do Rosário, Cachoeira, Bahia |
???metadata.dc.creator???: | Cescon, Juliane Petry Panozzo |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Oliveira, Lysie dos Reis |
???metadata.dc.description.resumo???: | Este trabalho caracteriza-se pela investigação das relações existentes entre os contextos de registro e de produção da visualidade, memória social e significados dos componentes das imagens. O objeto de estudo da pesquisa constitui-se em dez painéis azulejares historiados pombalinos, existentes na Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, da cidade baiana de Cachoeira. A investigação aborda a trajetória histórica do azulejo, desde seu surgimento, sua produção e chegada ao Brasil, seguindo a tradição estética portuguesa. Além disso, o estudo pretende evidenciar as técnicas utilizadas para produção do artefato, as corporações de ofício envolvidas no processo e suas formas de transmissão de conhecimentos, bem como as possíveis relações intertextuais com outras imagens de mesma temática, criadas na pintura e na gravura. A pesquisa pretende elucidar a constituição de narrativas das imagens em seus respectivos contextos. Os painéis azulejares são examinados como parte integrante da memória de uma sociedade e como registro da visualidade de seu tempo. Para tanto, foram consultados arquivos históricos, bibliotecas e bancos de imagens para realizar um levantamento documental de caráter inédito neste campo de estudo. O aporte teórico que referencia a pesquisa e análise das imagens é constituído principalmente de José Meco (2003) para tratar os aspectos da história da azulejaria , Lysie Reis (2006) para abordar as Corporações de Ofício, James Fentress e Chris Wickham (1992) para tratar dos conceitos de memória social e Louis Reau (1955, 1957, 1959) contribuiu para dar conta da iconografia sacra. O desenho e o re-desenho dos modelos iconográficos foram recursos utilizados para identificar os componentes das narrativas visuais. Os elementos estéticos e de composição dos painéis azulejares foram analisados e cotejados com outras obras de mesma temática, tendo por foco os conceitos de intertextualidade, de simbologia e iconografia sacra pós Concilio de Trento, período de execução dos painéis. A azulejaria foi considerada na História da Arte como arte decorativa, no hall das artes menores pelo fato de serem reproduções de gravuras e adornarem as edificações, entretanto esses artífices pintores azulejares criavam novas narrativas visuais. O estudo investigativo demonstrou a existência de relações entre os modelos em pintura e gravura utilizados pelos pintores azulejares e a introdução de novos elementos de composição nos painéis; além disso, constatou-se a mistura de múltiplas tendências estéticas em uma mesma obra; a existência de articulações entre a iconografia sacra difundida e autorizada pela Igreja e o objetivo de catequização através da imagem, a manipulação dos ideais religiosos difundidos e incorporados na memória social. |
Abstract: | Esta obra se caracteriza por investigar las relaciones entre los contextos de registro y la producción de memoria visual, y los significados sociales de los componentes de las imágenes. El objeto del estudio de investigación se compone de diez paneles de azulejos narrativos pombalinos, existentes en la Iglesia de Nuestra Señora del Rosario, en la ciudad Cachoeira de Bahía. La investigación tiene como objetivo rescatar la trayectoria histórica de la pieza, desde su creación, la producción y la llegada a Brasil, siguiendo la tradición portuguesa de la estética. Por otra parte, el estudio tiene como objetivo poner de relieve las técnicas utilizadas para la producción del artefacto, los gremios de artesanos que participan em el proceso y sus formas de transmisión de conocimientos, así como las posibles relaciones intertextuales con otras imágenes del mismo tema, creado en la pintura y el grabado. La investigación pretende esclarecer la constitución de imágenes narrativas en sus contextos. Em los paneles de azulejos se contempla como parte de la memoria de una sociedad y como um registro visual de su tiempo. Por lo tanto, hemos consultado los archivos históricos, bibliotecas y bancos de imágenes para realizar un estudio de los documentos publicados em este campo. Las referencias teóricas para la investigación y el análisis de imágenes se debe principalmente a José Meco (2003) para abordar los aspectos de la historia del azulejo, Lyse Reyes (2006) para hacer frente a las Oficinas Corporativas, de James Fentress y Chris Wickham (1992) para el tratamiento de los conceptos de la memoria social y Louis Réau (1955, 1957, 1959) ayudó a dar cuenta de la iconografía religiosa. El diseño y rediseño de los modelos iconográficos se utilizaron para identificar los componentes de los recursos de la narrativa visual. Los elementos de estética y composición de los paneles de azulejos fueron analizados y comparados con otras obras del mismo tema, con el foco en los conceptos de intertextualidad, en la simbología y la iconografía sagrada post Concilio de Trento, la duración de ejecución de los paneles. Los azulejos fueron vistos en la historia del arte como las artes decorativas, ya que son consideradas pequeñas, de grabados y adornan los edificios, sin embargo, estos cuadros de pintores artesanos crean nuevas narrativas visuales. El estúdio demostró la existencia de relaciones entre los modelos en la pintura y el grabado utilizado por pintores de los azulejos y de la introducción de nuevos elementos en la composición de los paneles, además, había una mezcla de varias tendencias estéticas en la misma obra, la existencia de las articulaciones entre la iconografía de lo sagrado, generalizada y autorizada por la iglesia, que tenía la meta de la catequesis a través de la imagen, la manipulación de los ideales religiosos difundidos e incorporados a la memoria social. |
Keywords: | narrativa visual iconografia sacra painel azulejar linguagem gráfica e plástica narrativa visual iconografía religiosa panel de azulejos lenguaje gráfico y plástico |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | ARTES PLASTICAS::DESENHO LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual de Feira de Santana |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UEFS |
???metadata.dc.publisher.department???: | DEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTES |
???metadata.dc.publisher.program???: | Mestrado Acadêmico em Desenho Cultura e Interatividade |
Citation: | PANOZZO, Juliane Petry. Celebração barroca: a iconografia sacra nos painéis azulejares da igreja matriz Nossa Senhora do Rosário, Cachoeira, Bahia. 2010. 208 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Desenho Cultura e Interatividade)- Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2010. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1202 |
Issue Date: | 7-Dec-2010 |
Appears in Collections: | Coleção UEFS |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JULIANE PETRY PANOZZO.pdf | Arquivo em texto completo | 8.42 MB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.