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dc.creatorLopes, Camila Gonçalves de Jesus-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9850350363466631por
dc.contributor.advisor1Lima, Rita de Cássia Brêda Mascarenhas-
dc.date.accessioned2022-05-30T22:04:40Z-
dc.date.issued2019-12-17-
dc.identifier.citationLOPES, Camila Gonçalves de Jesus. Cultura cigana: a (in)visibilidade dos Calon nas práticas pedagógicas de uma escola municipal em Camaçari-Bahia. 2019. 144 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2019.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1370-
dc.description.resumoEste estudo apresenta uma análise sobre a educação para os ciganos Calon, de Camaçari (BA), a partir de documentos oficiais (nacionais e locais),e a prática pedagógica em uma escola pública municipal, bem como a perspectiva dos estudantes ciganos acerca da educação formal que lhes é oferecida. A pesquisa surgiu das inquietações provocadas pelas contradições entre o discurso institucionalizado e a convivência com práticas pedagógicas que não valorizam a diversidade cultural dos estudantes. Neste sentido, está imbricada com três aspectos relacionados à cultura cigana e à escola em Camaçari (BA): Currículo, Práticas Pedagógicas e Políticas Públicas para os povos ciganos. A imagem da cultura cigana sempre esteve associada à marginalização e a estereótipos negativos. Assim, temos como pergunta norteadora: como fomentar a troca de saberes desenvolvidos na escola a partir de uma desconstrução dos estereótipos sobre os(as) ciganos(as), valorizando suas tradições orais para conferir cidadania e visibilidade identitária? Como objetivo geral, buscou-se analisar a (in)visibilidade da etnia Calon nas políticas públicas educacionais, no currículo e nas práticas pedagógicas de uma escola pública municipal em Camaçari (BA). Seguimos uma abordagem qualitativa, sob a égide da etnografia, devido à imersão no objeto de estudo. Desse modo, a pesquisa entende a educação na perspectiva da interculturalidade, pois se refere à interação entre culturas pautadas no respeito e valorização às diferenças. Com relação aos instrumentos de investigação, utilizou-se aplicação de questionários, entrevista não estruturada e vivências da rotina escolar. Para tanto, buscou-se conhecer as concepções de educação e cultura(s) na escola para observarmos se fazem menção à cultura Calon. Para interpretar os dados, utilizamos as contribuições de Bardin (2011) no conjunto de técnicas da análise de conteúdo. A fim de nortear as reflexões sobre a problemática das culturas e a escola na atualidade, usamos autores como Candau (2008), Santos (1994), McLaren (1997), Walsh (2009), Freire (1983), Moreira (2003), Hall (2011), Veiga-Neto (2003), entre outros, em contextos diversos. Quanto às abordagens acerca da cultura cigana, utilizamos as contribuições de Moonen (2011), Teixeira (2008), Perpétuo e Rêses (2018), Pereira (1991), Senna (2005), Macêdo (1992), Simões e Juliano (2012). Os dados da investigação revelaram que, embora os educadores colaboradores da pesquisa defendam uma concepção de educação transformadora, ainda reproduzem práticas pedagógicas excludentes que não favorecem as mudanças na estrutura social, tampouco a inclusão da cultura cigana na proposta educativa, corroborando a invisibilidade também presente nos dispositivos legais.por
dc.description.abstractThis study presents an analysis on the education for the gypsies Calon de Camaçari (BA) from official documents (national and local), the pedagogical practice in a municipal public school as well as the perspective of the gypsy students about the formal education that is offered to them. The research arose from the concerns caused by the contradictions between institutionalized discourse and living with pedagogical practices that do not value students' cultural diversity. In this sense, it is interwoven with three aspects related to gypsy culture and the school in Camaçari (BA): Curriculum, Pedagogical Practices and Public Policies for Roma people. The image of gypsy culture has always been associated with marginalization and negative stereotypes, so we have as a guiding question: how to encourage the exchange of knowledge developed at school from a deconstruction of stereotypes about gypsies, valuing their oral traditions to confer citizenship and identity visibility? As a general objective, we sought to analyze the (in)visibility of the Calon ethnicity in public educational policies, in the curriculum and pedagogical practices of a municipal public school in Camaçari (BA). We followed a qualitative approach under the aegis of ethnography due to immersion in the object of study. In this way, the research understands education from the perspective of interculturality, as it refers to the interaction between cultures based on respect and appreciation for differences. Regarding the investigation instruments, questionnaires, unstructured interviews and school routine experiences were used. Therefore, it sought to know the concepts of education and culture(s) in the school to observe whether mention is made of the Calon culture. To interpret the data we use the contributions of Bardin (2011), in the set of techniques of content analysis. In order to guide reflections on the issue of cultures and the school today, we use authors such as Candau (2008), Santos (1994), McLaren (1997), Walsh (2009), Freire (1983), Moreira (2003), Hall (2011), Veiga-Neto (2003), among others, in different contexts. As for the approaches to gypsy culture, we use the contributions of Moonen (2011), Teixeira (2008), PerpétuoandRêses (2018), Pereira (1991), Senna (2005), Macêdo (1992), Simões and Juliano (2012). The data of this investigation revealed that although the collaborating educators in the research defend a transforming education concept, they still reproduce exclusive pedagogical practices that do not favor changes in the social structure, nor the inclusion of Roma culture in the educational proposal, corroborating the invisibility also present in the devices cool.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Ricardo Cedraz Duque Moliterno (ricardo.moliterno@uefs.br) on 2022-05-30T22:04:40Z No. of bitstreams: 1 VERSÃO FINAL 2 DISSERTAÇÃO CAMILA LOPES pdf COM FICHA DE APROVAÇÃO (2).pdf: 1318955 bytes, checksum: 76914af7d19cbfa9c203f576da4a8f08 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-30T22:04:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VERSÃO FINAL 2 DISSERTAÇÃO CAMILA LOPES pdf COM FICHA DE APROVAÇÃO (2).pdf: 1318955 bytes, checksum: 76914af7d19cbfa9c203f576da4a8f08 (MD5) Previous issue date: 2019-12-17eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCultura ciganapor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.subjectPolíticas públicas para os povos ciganospor
dc.subjectGypsycultureeng
dc.subjectPedagogical practiceeng
dc.subjectPublic policies for roma peopleeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleCultura cigana: a (in)visibilidade dos Calon nas práticas pedagógicas de uma escola municipal em Camaçari-Bahiapor
dc.typeDissertaçãopor
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