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dc.creatorMoura, Ismarina Mendonça de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7443217983758051por
dc.contributor.advisor1Milanez, Nilton-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1403266753468089por
dc.date.accessioned2023-07-17T11:49:45Z-
dc.date.issued2022-02-17-
dc.identifier.citationMOURA, Ismarina Mendonça de. O direito de reivindicar e o dever de (des) obedecer: mulheres transexuais políticas do Mercosul. 2022. 121 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Estudos Linguísticos) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2022.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1445-
dc.description.resumoNesta pesquisa, apresentamos o sujeito da pesquisa, as mulheres transexuais políticas do MERCOSUL a partir do corpus audiovisualidades em vídeos do YouTube durante o período (2016-2020. O objetivo desta pesquisa é problematizar, discutir e analisar a materialização dos discursos em mulheres transexuais políticas do MERCOSUL, estabelecendo questões teórico-analíticas que possamrevelar as enunciabilidades discursivas e suas decifrações nas audiovisualidades. Para isso analisamos o corpus, são doze arquivos audiovisuais que estão divididos e separados em dois tipos de formações: a) assembléias legislativas (ou audiências públicas): são as mulheres trans do campo institucional político, discursando no espaço legislativo; e b) em entrevistas na internet ou televisão: onde apresentam esses sujeitos em espaços interativos, em entrevistas, discorrendo questões em torno de si e da comunidadeLGBTQIA+. Os procedimentos metodológicos adotados para o encadeamento das séries audiovisuais se referem a noções foucaultianas da obra A arqueologia do saber de Michel Foucault, basicamente do capítulo A formação dos objetos, juntamente com oconceito de “audiovisualidades” segundo Milanez (2019) em seu livro/trabalho Audiovisualidades: elaborar com Foucault. Entre os resultados: obtivemos os elementos históricos que possibilitaram à irrupção do sujeito transexual político causando desdobramentos:o direito ao voto feminino, as ditaduras militares nos países do MERCOSUL, a criação da pílula anticoncepcional como método contraceptivo feminino, a luta em torno da AIDS, os movimentos LGBTQIA+; Descobrimos que as mulheres transexuais políticas do MERCOSUL entram na política com um cuidado de si adquirido e esse cuidado de si promove um cuidado com o outro, um cuidado com sujeitos apagados, invisibilizados da sociedade. Assim, as sujeitas vislumbram uma alteração desse sistema formado para prejudicar, apagar e invisibilizar os sujeitos à margem, então elas, sujeitas transexuais políticas buscam mudar as regras e as leis que gerem a sociedade a fim de acabar com esse sistema; em relação a parresía, revelamos que: a) a parresía aparece caracterizada através de discursos produzidos sobre diferentes assuntos evidenciando as ações e enunciações como um modo de vida das sujeitas transexuais; b) quando as mulheres políticas praticam o dizer a verdade já o faz sabendo das possibilidades e dos riscos indeterminados que podem sofrer como uma contra-ação de seus interlocutores; c) indiretamente as sujeitas do MERCOSUL operam dentro das características parresiasticas: virtude, dever e técnica. Concluímos que as mulheres transexuais políticas do MERCOSUL estão no campo político porque o direito de reivindicar e o dever de (des) obedecer foram determinantes para a composição das subjetividades dessas sujeitas enquanto políticas.por
dc.description.abstractIn this research, we present MERCOSUR political transsexual women from the audiovisual corpus in YouTube videos during the period (2016-2020. The objective of this research is to problematize, discuss and analyze the materialization of discourses in MERCOSUR political transsexual women, establishing questions theoretical-analytical analysis that can reveal discursive enunciabilities and their decipherments in audiovisualities. For this, we analyzed twelve audiovisual files that are divided and separated into two types of formations: a) legislative assemblies (or public hearings): are trans women in the political institutional field, speaking in the legislative space; and b) in internet or television interviews: where they present these subjects in interactive spaces, in interviews, discussing issues around themselves and the LGBTQIA+ community. The methodological procedures adopted for the chaining of the audiovisual series refer to Foucauldian notions of the work The Archeology of Knowledge by Michel Foucault, basically from the chapter The formation of objects, together with the concept of “audiovisualities” according to Milanez (2019) in his book/ work Audiovisualities: elaborating with Foucault. Among the results: we obtained the historical elements that made possible the irruption of the political transsexual subject causing developments: the right to vote for women, the military dictatorships in the MERCOSUR countries, the creation of the contraceptive pill as a female contraceptive method, the fight around AIDS, the LGBTQIA+ movements; We found that MERCOSUR political transsexual women enter politics with an acquired self-care and this self-care promotes a care for the other, a care for subjects that are erased, made invisible by society. Thus, the subjects envision a change in this system formed to harm, erase and make invisible the subjects on the sidelines. So they, political transsexual subjects seek to change the rules and laws that manage society in order to end this system; in relation to parrhesia, we reveal that: a) parrhesia appears characterized through discourses produced on different subjects, highlighting actions and utterances as a way of life of transsexual subjects; b) when women politicians practice telling the truth, they already do so knowing the possibilities and undetermined risks they may suffer as a counter-action of their interlocutors; c) indirectly MERCOSUR subjects operate within the parrhesiastic characteristics: virtue, duty and technique. We conclude that MERCOSUR political transsexual women are in the political field because the right to claim and the duty to (dis)obey were decisive for the composition of the subjectivities of these subjects as politicians.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Amanda Ponce (aponce@uefs.br) on 2023-07-17T11:49:45Z No. of bitstreams: 1 dissertacao.pdf: 1542964 bytes, checksum: a2466dbee5a8c346d07d091dcc397486 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-07-17T11:49:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertacao.pdf: 1542964 bytes, checksum: a2466dbee5a8c346d07d091dcc397486 (MD5) Previous issue date: 2022-02-17eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - FAPEBpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTESpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Estudos Linguísticospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSujeitaspor
dc.subjectDiscursopor
dc.subjectFoucaultpor
dc.subjectAudiovisualidadespor
dc.subjectYouTubepor
dc.subjectSubjectseng
dc.subjectSpeecheng
dc.subjectAudiovisualitieseng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApor
dc.subject.cnpqCIENCIA POLITICA::COMPORTAMENTO POLITICOpor
dc.titleO direito de reivindicar e o dever de (des) obedecer: mulheres transexuais políticas do Mercosulpor
dc.typeDissertaçãopor
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