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dc.creatorRangel, Felipe Augusto Barreto-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6238845118004587por
dc.contributor.advisor1Reis, Adriana Dantas-
dc.date.accessioned2015-08-01T01:31:17Z-
dc.date.issued2015-02-12-
dc.identifier.citationRANGEL, Felipe Augusto Barreto. Aos sinais das Ave Marias: furtos de hóstias, feituras de proteção e o desenho religioso da Bahia setecentista: o caso das Diligências de Muritiba. 2015. 162 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em História)- Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2015.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/146-
dc.description.resumoOs estudos das práticas mágicas e religiosidades populares têm revelado importantes facetas das mestiçagens modernas. As bolsas de mandinga, um dos inúmeros instrumentos mágicos de proteção, congregavam elementos e experiências de universos sociais e culturais díspares, fruto das dinâmicas religiosas atlânticas. Os processos de compreensão, elaboração e comercialização destes amuletos não eram tão diretos e revelados, por contadas atividades repressoras das instâncias religiosas, que vasculhavam o ultramar luso em busca das “afrontas do demônio” ao cristianismo católico, feitas através das variáveis heterodoxias que se desenhavam no além mar.Neste sentido, traçamos enquanto objetivo empreenderuma micro análise do que tratamos enquanto processos de feituras de proteção, através das informações documentais, ao enfocarmos a predileção pela inserção de hóstias consagradas no interior das bolsas de mandinga, atentos, ainda, às motivações, contextos, experiências e entendimentos dos sujeitos envolvidos.Utilizamos um vasto corpo documental, com clara opção qualitativa, especialmente dos arquivos inquisitoriais. Elegemos a narrativa grafada nas Diligências sobre o caso do desacato e sacrilégio cometido na igreja paroquial de São Pedro do Monte de Moritiba, na Baía, referente ao Recôncavo baiano, na primeira metade do século XVIII, como espinha dorsal de nossa proposta. Ao cruzarmos informações presentes em nossas fontes, através do referencial indiciário proposto por Carlo Ginzburg, e embebidos pelas propostas teóricas de estudos micros e trajetórias, buscamos entender os processos de crioulização religiosa no Recôncavo baiano setecentista. Os pequenos fragmentos coletados por entre as acobreadas linhas documentais nos revelaram como a vida cotidiana dos sujeitos investigados dimensionava o universo espiritual dos mesmos, permitindo as elaborações que chamamos aqui de feituras de proteção.por
dc.description.abstractStudies of magical practices and popular religiosities have revealed important facets of modern miscegenation. The bolsas de mandinga, one of the numerous magic instruments of protection, congregated elements and experiences of social and cultural universes disparate, fruit of religious atlantic dynamics. The processes of comprehension, elaboration and commercialization of these amulets were not as directs and revealed, because of the repressor activities of religious instances, which scoured the Portuguese overseas in search of the devil affronts to Catholic Christianity, made through the variable heterodoxies that drew in overseas. In this sense, we trace as objective to undertake a micro analysis of what we treat, while production of development processes, through documentary information, focusing on the predilection by the insertion of consecrated hosts inside the bolsas de mandinga, attentive, yet, to the motivations, contexts, experiences and understandings of involved subjects. We use a large body of documents, with a clear qualitative option, especially the inquisitorial files. We elected the written narrative in Diligências sobre o caso do desacato e sacrilégio cometido na igreja paroquial de São Pedro do Monte Moritiba, na Baía, concerning the Bahian Reconcavo, in the first half of 18th century, as the backbone of our proposal. Crossed the information present in our sources, through the evidentiary framework proposed by Carlo Ginzburg, and soaked by theoretical proposals of micro studies and trajectories, we seek to understand the religious creolization processes in Bahian Reconcavo eighteenth century. The small fragments collected through the coppery documentary lines show us how the everyday life of investigated subjects measured their spiritual universe, allowing the elaborations, called here Feituras de Proteção.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Luis Ricardo Andrade da Silva (lrasilva@uefs.br) on 2015-08-01T01:31:17Z No. of bitstreams: 1 DissertaçãoFelipeAugusto.pdf: 2956690 bytes, checksum: 71e1c61962c9df878c520bf6ffadddf9 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-08-01T01:31:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DissertaçãoFelipeAugusto.pdf: 2956690 bytes, checksum: 71e1c61962c9df878c520bf6ffadddf9 (MD5) Previous issue date: 2015-02-12eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - FAPEBpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIApor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRecôncavo baianopor
dc.subjectFreguesia de Cachoeirapor
dc.subjectSéculo XVIIIpor
dc.subjectBolsa de mandingapor
dc.subjectCrioulizaçãopor
dc.subjectCreolizationeng
dc.subjectCentury 18eng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.titleAos sinais das Ave Marias: furtos de hóstias, feituras de proteção e o desenho religioso da Bahia setecentista: o caso das Diligências de Muritibapor
dc.typeDissertaçãopor
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