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dc.creatorOliveira, Beatriz Soares da Conceição-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7750821386822867por
dc.contributor.advisor1Andrade, Elenise Cristina Pires de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9746837191444836por
dc.date.accessioned2023-08-17T13:00:22Z-
dc.date.issued2022-09-23-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Beatriz Soares da Conceição. “Os pássaros têm asas porque elas lhe foram passadas por outros pássaros” - sentidos e cosmopercepções sobre o ser quilombola em Feira de Santana. 2022.120f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2022.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1527-
dc.description.resumoEsta investigação objetivou discutir os sentidos e cosmopercepções sobre a experiência do ser quilombola, a partir do diálogo com quatro moradores de comunidades localizadas no município de Feira de Santana, Bahia. Para isso, buscou-se compreender a maneira como esses sujeitos constroem e pensam a sua pertença a quilombos. Discutiu-se, assim, os conceitos de colonialidade e seus efeitos sobre as populações afrodiaspóricas a partir das leituras de Anibal Quijano (1997;2005), Walter Mignolo (2010;2017), Torres Maldonato (2007) e Boaventura de Souza Santos (2010). Também Luis Antônio Simas (2018;2020) e Luiz Rufino (2016;2017;2018;2020) colaboram nessa escrita, com a compreensão de que a cultura negra rural é algo plástico, movediço, que se faz nas brechas da colonialidade. Além disso, parte-se do entendimento de que as comunidades quilombolas são construtos das encruzilhadas (MARTINS, 1997;2002), isto é, dinâmicas culturais e identitárias localizadas no cruzamento de saberes e aportes ancestrais, etc. O conceito de quilombo foi abordado aqui a partir de suas múltiplas ressignificações, as quais foram amplamente discutidas por autores dos mais diversos campos de estudo, como Clóvis Moura (1986; 2001), Neusa Maria Mendes Gusmão (2001), José Maurício Arruti (2002), Richard Price (2000), Kabengele Munanga (1996;2006), entre outros. Além deles, outras pesquisadoras como Elane Bastos de Souza (2011), Railma dos Santos Souza (2016), Francisca das Virgens Fonseca (2021), Maria Cristina de Jesus Sampaio (2013) e Lívia de Carvalho Mendonça (2014) auxiliaram também na reflexão sobre as tradições, culturas, origens e trajetórias de moradores de quilombos. A pesquisa, inserida no campo da Educação, optou por uma análise qualitativa, tendo como instrumentos metodológicos: a conversa, o uso de imagens, de documentos e de matérias jornalísticas. Como resultado, o trabalho revelou que as memórias constantemente rasuradas, compartilhadas e lembradas produzem também a existência daqueles que colaboram com a investigação. Além disso, também eles parecem constituir-se enquanto quilombolas, entre outros elementos, também a parte-se da reação, das táticas e das respostas às dinâmicas de exclusão. A presente investigação não objetivava esgotar a temática, abrindo, em vez disso, novas possibilidades para pensar as experiências e os cotidianos quilombolas, marcados por especificidades, mas também por elementos comuns, que envolvem desde questões geracionais até as dificuldades e as necessidade constante da luta pela manutenção e conquista de direitos.por
dc.description.abstractThis investigation aimed to reflect on the senses and cosmoperceptions about the experience of being a quilombola, from the dialogue with four residents of communities located in the municipality of Feira de Santana. For this, we sought to understand the way these subjects build and think about their belonging in the daily lives of their quilombos. Thus, the concepts of coloniality and its effects on Afro-diasporic populations were discussed based on the readings of Anibal Quijano (1997;2005), Walter Mignolo (2010;2017), Torres Maldonato (2007) and Boaventura de Souza Santos (2010). Also Luis Antônio Simas (2018;2020) and Luiz Rufino (2016;2017;2018;2020) collaborate in this writing, with the understanding that rural black culture is something plastic, shifting, which is made in the breaches of coloniality. Furthermore, I started from the understanding that quilombola communities are constructs of crossroads (MARTINS, 1997;2002), that is, cultural and identity dynamics at the cross. The concept of quilombo was approached here, based on its multiple resignifications, widely discussed by authors from the most diverse fields of study, such as Clóvis Moura (1986; 2001), Neusa Maria Mendes Gusmão (2001), José MaurícioArruti (2002), Richard Price (2000), Kabengele Munanga (1996;2006), among others. In addition to them, other researchers such as Elane Bastos de Souza (2011), Railma dos Santos Souza (2016), Francisca das Virgens Fonseca (2021), Maria Cristina de Jesus Sampaio (2013) and Lívia de Carvalho Mendonça (2014) also helped in the reflection about their traditions, cultures, origins, and the trajectory of their residents. The research, inserted in the field of Education, opted for a qualitative analysis, having as methodological instruments, the conversation, the use of images, documents and journalistic materials, and revealed that the memories constantly erased, shared and remembered also produce the existence of those who collaborate with the investigation. In addition, they also seem to constitute themselves as quilombolas, among other elements, also from the reaction, tactics and responses to the dynamics of exclusion. The present investigation did not aim to exhaust the theme, opening, instead, new possibilities to think about quilombola experiences and daily life, marked by specificities, but also by tensions, which involve from generational issues, to the difficulties and constant need of the struggle in maintenance and acquisition of rights.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Amanda Ponce (aponce@uefs.br) on 2023-08-17T13:00:22Z No. of bitstreams: 1 Os_passaros_tem_asas_porque_elas_lhe_foram_passadas_por_outros_passaros____sentidos_e_cosmopercepcoes_sobre_o_ser_quilombola_em_Feira_deSantana.pdf: 2598445 bytes, checksum: d4615c3be4f10c831db3cac79949b1b3 (MD5)eng
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dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectComunidades quilombolaspor
dc.subjectCosmopercepçõespor
dc.subjectAncestralidadespor
dc.subjectPertençapor
dc.subjectQuilombola communitieseng
dc.subjectCosmo-perceptionseng
dc.subjectAncestryeng
dc.subjectBelongingeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqFUNDAMENTOS DA EDUCACAO::ANTROPOLOGIA EDUCACIONALpor
dc.subject.cnpqTOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO EM PERIFERIAS URBANASpor
dc.title“Os pássaros têm asas porque elas lhe foram passadas por outros pássaros” - sentidos e cosmopercepções sobre o ser quilombola em Feira de Santanapor
dc.typeDissertaçãopor
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