???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1548
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Santana, Jérfeson Leandro Pereira de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8022510845111703 | por |
dc.contributor.advisor1 | Andrade, Carla Borges de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0811866653627494 | por |
dc.date.accessioned | 2023-09-25T17:59:17Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-13 | - |
dc.identifier.citation | SANTANA, Jérfeson Leandro Pereira. Análise da estética da gravação de videoaulas, 2023, 177f., Dissertação, Mestrado Acadêmico em Desenho Cultura e Interatividade, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1548 | - |
dc.description.resumo | O processo de gravação de videoaulas tem nos inquietado há algum tempo, principalmente as dificuldades que os professores demonstram em dominar os elementos técnicos e estéticos da composição do audiovisual. Durante a pandemia da COVID-19, essas dificuldades ficaram ainda mais evidentes. Então, quisemos entender como se evidencia a estética de gravação de videoaulas, a partir do uso das tecnologias disponíveis nas residências dos professores. Para isso, trilhamos o caminho da abordagem qualitativa, e adotamos os métodos da pesquisa bibliográfica e da análise fílmica. Assim, primeiro elencamos os elementos estéticos necessários para a gravação de videoaulas, e logo fizemos a seleção de quatro aulas, que seriam submetidas a nossa análise, a qual consistiu em decompor cada uma delas, a fim de entender como os elementos técnicos e estéticos se coadunaram para formar esse audiovisual. Durante o percurso investigativo, ficou comprovado que os professores precisam de outros saberes, além da docência, para produzirem suas aulas, tais como: composição estética, tecnologias audiovisuais e produção multimídia. A pesquisa também demonstrou que a estética da gravação de videoaula que os professores buscam é influenciada pelas teorias e técnicas cinematográficas e televisas, em parte, por ser a videoaula um audiovisual oriundo dessas linguagens originais. Por outro lado, por estarmos acostumados previamente à linguagem televisiva e, através de um processo de assimilação, aproximamos a produção de uma videoaula dessa linguagem. Assim, constatamos após as análises que seja uma videoaula gravada em estúdio ou uma videoaula amadora gravada na residência do professor, ambas se inspiram nas mesmas fontes e tentam mimetizar a estética das produções cinematográficas e televisivas. | por |
dc.description.abstract | The process of recording video lectures has been troubling us for some time, mainly the difficulties that teachers show in mastering the technical and aesthetic elements of audiovisual composition. During the COVID-19 pandemic, these difficulties became even more evident. So, we wanted to understand how the aesthetics of recording video lectures is manifested, based on the use of technologies available in the teachers' homes. For this, we followed the path of the qualitative approach, and adopted the methods of bibliographic research and film analysis. Thus, first we listed the aesthetic elements necessary for recording video lectures, and then we selected four classes, which would be subject to our analysis, which consisted of decomposing each of them, in order to understand how the technical and aesthetic elements came together to form this audiovisual. During the investigative journey, it was proven that teachers need other skills, in addition to teaching, to produce their lessons, such as: aesthetic composition, audiovisual technologies, and multimedia production. The research also showed that the aesthetics of video lecture recording that teachers seek is influenced by film and television theories and techniques, in part, because the video lecture is an audiovisual originating from these original languages. On the other hand, as we are previously accustomed to the language of television and, through a process of assimilation, we bring the production of a video lecture closer to this language. Thus, we found after the analyses that whether it is a video lecture recorded in a studio or an amateur video lecture recorded in the teacher's residence, both are inspired by the same sources and try to mimic the aesthetics of film and television productions. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Daniela Costa (dmscosta@uefs.br) on 2023-09-25T17:59:17Z No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO___JERFESON_SANTANA___DEFINITIVA_1.pdf: 3951136 bytes, checksum: 61bd59bbba082b5726980b26907a3e96 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-09-25T17:59:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO___JERFESON_SANTANA___DEFINITIVA_1.pdf: 3951136 bytes, checksum: 61bd59bbba082b5726980b26907a3e96 (MD5) Previous issue date: 2023-07-13 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual de Feira de Santana | por |
dc.publisher.department | DEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTES | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UEFS | por |
dc.publisher.program | Mestrado Acadêmico em Desenho Cultura e Interatividade | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Estética | por |
dc.subject | Videoaula | por |
dc.subject | Produção multimídia | por |
dc.subject | Análise fílmica | por |
dc.subject | Tecnologias da educação | por |
dc.subject | Aesthetics | eng |
dc.subject | Video lecture | eng |
dc.subject | Multimedia production | eng |
dc.subject | Film analysis | eng |
dc.subject | Educational technologies | eng |
dc.subject.cnpq | DESENHO INDUSTRIAL::DESENHO DE PRODUTO | por |
dc.title | Análise da estética da gravação de videoaulas | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Coleção UEFS |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTACAO___JERFESON_SANTANA___DEFINITIVA_1.pdf | Dissertação - Jérfeson Leandro Pereira de Santana | 3.86 MB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.