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dc.creatorRodrigues, Delivelton Teixeira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1811640284530470por
dc.contributor.advisor1Sarinho, Victor Travassos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9862344168483523por
dc.date.accessioned2023-12-06T17:41:57Z-
dc.date.issued2023-02-23-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Delivelton Teixeira. Cardissey: uma plataforma web para a produção de jogos de cartas com propósitos. 2023. 100 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação) - Departamento de Tecnologia, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2023.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1580-
dc.description.resumoA utilização de jogos no processo de ensino-aprendizagem já é uma realidade em diversas instituições de ensino. A utilização de jogos educativos, sejam eles digitais ou não digitais, é capaz de promover, por meio de atividades lúdicas, uma simulação, um experimento, bem como experiências especiais tanto para o aluno quanto para o professor. No entanto, ainda é difícil obter jogos educativos capazes de se adaptar a diferentes tipos de realidades culturais, disciplinares e educacionais. Isso porque o processo de construção de um jogo com essas características costuma ser complexo e demorado. De fato, como muitos professores têm ideias interessantes para jogos educativos, o desenvolvimento de jogos geralmente não é viável, seja pela falta de conhecimento em ferramentas de desenvolvimento, seja pela falta de tempo para fazer os mesmos. Nesse sentido, esta dissertação apresenta o desenvolvimento da Cardissey, uma plataforma web voltada para usuários não experientes para a construção e execução de jogos de cartas digitais para fins educacionais. Ele fornece recursos reutilizáveis e regras de jogo capazes de representar e controlar a jogabilidade de jogos de cartas tradicionais, juntamente com um ambiente interativo capaz de ser utilizado por não programadores na produção de jogos de cartas educacionais desejados. A versão final da plataforma Cardissey foi validada em atividades de desenvolvimento realizadas por alunos de engenharia de computação e professores do ensino médio. Como resultados obtidos, Cardissey apresentou um potencial interessante na produção de jogos de cartas para fins educacionais, podendo ser utilizado na produção de jogos que possam ser aplicados tanto em ambientes físicos quanto digitais disponíveis em sala de aula.por
dc.description.abstractThe use of games in the teaching-learning process is already a reality in several educational institutions. The use of educational games, whether digital or non-digital, is able to promote, through ludic activities, a simulation, an experiment, as well as special experiences for both the student and the teacher. However, it is still difficult to obtain educational games capable of adapting to different types of cultural, disciplinary and educational realities. This is because the process of building a game with these characteristics is usually complex and time-consuming. In fact, as many teachers have interesting ideas for educational games, game development is generally not feasible, either due to lack of knowledge in development tools or lack of time to do them. In this sense, this dissertation presents the development of Cardissey, a web platform aimed at non-experienced users for building and running digital card games for educational purposes. It provides reusable resources and game rules capable of representing and controlling the gameplay of traditional card games, along with an interactive environment capable of being utilized by non-programmers in producing desired educational card games. The final version of the Cardissey platform was validated in development activities carried out by computer engineering students and high school teachers. As obtained results, Cardissey presented an interesting potential in the production of card games for educational purposes, and can be used in the production of games that can be applied both in physical and digital environments available in the classroom.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Renata Aline Souza Silva (rassilva@uefs.br) on 2023-12-06T17:41:57Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO - Delivelton Teixeira Rodrigues.pdf: 5191091 bytes, checksum: 1f4cfee624ac011a6b3324ff70b15248 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-12-06T17:41:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO - Delivelton Teixeira Rodrigues.pdf: 5191091 bytes, checksum: 1f4cfee624ac011a6b3324ff70b15248 (MD5) Previous issue date: 2023-02-23eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE TECNOLOGIApor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDesenvolvimento de jogospor
dc.subjectSerious gamespor
dc.subjectJogos educacionaispor
dc.subjectJogos de cartaspor
dc.subjectFerramentas de ensinopor
dc.subjectGame developmenteng
dc.subjectSerious gamepor
dc.subjectEducational gamepor
dc.subjectcard gamespor
dc.subjecteducational toolspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRApor
dc.titleCardissey: uma plataforma web para a produção de jogos de cartas com propósitospor
dc.typeDissertaçãopor
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