???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/16
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | Rapsódia no sertão: Do "códex" à tela, a trajetória da trupe do Auto da Compadecida. |
???metadata.dc.creator???: | Nascimento Neto, João Evangelista do |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Novaes, Claudio Cledson |
???metadata.dc.description.resumo???: | Auto da Compadecida é uma narrativa performática pelo seu caráter cênico e político-social. Utiliza-se de um cenário transgressor como uma pequena vila do sertão nordestino, Taperoá, esquecida pelo poder constituído e, conseqüentemente, acolhida pelo poder paralelo, o cangaço. As personagens suassunianas representam não uma figura isoladamente, mas sim toda uma classe. Assim, muitos delas são destituídas de nomes próprios, e temos, portanto, o Padeiro, a Mulher do padeiro, o Padre, o Bispo, o Sacristão; todos arquétipos de grupos socialmente instituídos. A crítica de Suassuna não recai sobre as figuras, contudo é contumaz cair sobre parcelas da sociedade que detêm o poder ou mesmo aquelas que são subjugadas. O autor, então, apresenta os vícios morais, mas também proporciona um antídoto para essa ferida, que, segundo ele mesmo, degenera a sociedade: a ética cristã, encerrada no catolicismo romano, é apresentada como salvação da alma humana e a regeneração de sua vida terrena. Este Auto alcançou grande sucesso de público e crítica, sendo montado até hoje por grupos teatrais profissionais ou amadores, adaptado várias vezes para a televisão e três vezes para o cinema. A última adaptação fílmica, O Auto da Compadecida, de Guel Arraes, traz em seu roteiro uma interlocução com Suassuna, Gil Vicente, Cervantes, Molière e Shakespeare. O diretor pernambucano conseguiu criar uma obra em que luz, cenário e atores harmonizam-se com o texto. Esse trabalho pretende discutir a relação da obra de Suassuna com a de Guel Arraes, utilizando teóricos como Durval Muniz Albuquerque Jr., Zilá Bernd, Alfredo Bosi, Anna Maria Balohg, Muniz Sodré, Graeme Turner, Robert Stam, entre outros. Desta forma, a problemática gira em torno do eixo linguagem/conteúdo: obra literária/adaptação cinematográfica e a crítica da identidade nacional. |
Keywords: | Letras Literatura Cinama Identidade Nordeste Sertão. |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | BR |
Publisher: | UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UEFS |
???metadata.dc.publisher.department???: | Literatura e Cultura |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-Graduação em Literatura e Diversidade Cultural |
Citation: | NASCIMENTO NETO, João Evangelista do. Rapsódia no sertão: Do "códex" à tela, a trajetória da trupe do Auto da Compadecida.. 2006. 208 f. Dissertação (Mestrado em Literatura e Cultura) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA, Feira de Santana, 2006. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/16 |
Issue Date: | 26-Apr-2006 |
Appears in Collections: | Coleção UEFS |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
Joao Evangelista N Neto.pdf | 7.23 MB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.