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http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1647
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | A benção às velhas e velhos, eu peço: pedagogia griô e saberes populares ancestrais |
???metadata.dc.creator???: | Almeida, Adriane Carneiro de |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Barzano, Marco Antônio Leandro |
???metadata.dc.description.resumo???: | Acessar saberes ancestrais para pensar a expansão do presente é significativo se entendermos que estas referências promovem enraizamento dos seres humanos. Este fator evita que pessoas integrem projetos de sociedade de massa. Os conhecimentos ancestrais no Brasil são transmitidos oralmente de geração a geração e as práticas de produção e transmissão destes saberes acontecem em terreiros de candomblé, escola de capoeira, em sambas de rodas, festas populares, gêneros textuais dos cordelistas e repentistas, conversas com as/os mais velhas/os, etc. A Pedagogia Griô é desenvolvida a partir destes saberes que são da tradição oral do Brasil. Após as atividades da Ação Griô Nacional, que tem a Pedagogia Griô como base inspiradora para sua criação, as/os mais velhas/os, mestras/es do saber que detém e que participaram de suas ações educativas, passaram a ser conhecidos como griôs em todo Brasil. A pesquisa realizada teve como objetivo geral a intenção de compreender como os griôs, a partir de saberes populares, desenvolveram ações educativas. A pesquisa temabordagem qualitativa, é do tipo (auto)biográfica e a conversa foi utilizada como ferramenta para produção de dados. Por ouvirmoscinco griôs, mais velhas/os guardiãs/ões de saberes populares afro-brasileirossobre suas experiências com ações educativas na Ação Griô Nacional, optamos porfazer dialogar suas falas e experiências com as discussões da decolonialidade e estas se intersecionando com conceitos que corroboram para refletir o papel social destes sujeitos: saberes populares, mestra/e da tradição oral, griô, Pedagogia Griô.Entendemos que cotas epistêmicas complementam as cotas étnico-raciais. Nesse movimento as narrativas afro-brasileiras e indígenas de mais velhas/os com vida na tradição oral passam a serreferência epistêmicas para processos de produção de conhecimentos em espaços escolares e assim é possível combater o epistemicídio. Concluímos que é importante estas/es mais velhas/os em processos educativos, sobretudo a partir dos saberes ancestrais, bem como dos espaços educativos da Ação Griô, contribuindo para a difusão e visibilidade do conhecimento que por muito tempo foi subalternizado. |
Abstract: | Accessing ancestral knowledge to think about the expansion of the present is significant if we understand that these references promote rooting of human beings. This factor prevents people from integrating mass society projects. Ancestral knowledge in Brazil is transmitted orally from generation to generation and the practices of production and transmission of this knowledge take place in candomblé terreiros, capoeira school, in sambas de rodas, popular festivals, genres of the Corinthians and repentists, conversations with the/the older/the, etc. The Griô Pedagogy is developed from these knowledges that are from the oral tradition of Brazil. After the activities of Ação Griô Nacional, which has Pedagogia Griô as an inspiring base for its creation, the/the oldest/the masters/es of the knowledge it holds and who participated in its educational actions, have become known as griôs throughout Brazil. The general objective of the research was to understand how griôs, based on popular knowledge, developed educational actions. The research has a qualitative approach, is the type (auto)biographical and the conversation was used as a tool for data production. For listening to five older griôs/the guardians/ões of popular Afro-Brazilian knowledge about their experiences with educational actions in Ação Griô Nacional, We chose to dialogue their speeches and experiences with the discussions of decoloniality and these intersecting with concepts that corroborate to reflect the social role of these subjects: popular knowledge, master/ and oral tradition, Griô, Griô Pedagogy. We understand that epistemic quotas complement ethnic-racial quotas. In this movement the Afro-Brazilian and indigenous narratives of older/those living in the oral tradition become an epistemic reference for knowledge production processes in school spaces and thus it is possible to combat epistemicide. We conclude that it is important these/s older/os in educational processes, especially from the ancestral knowledge, as well as the educational spaces of Ação Griô, contributing to the diffusion and visibility of knowledge that has long been subordinated. |
Keywords: | Pedagogia Griô Ação Griô Nacional Griô Pedagogy Griô Ação Griô Nacional Griô |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual de Feira de Santana |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UEFS |
???metadata.dc.publisher.department???: | DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO |
???metadata.dc.publisher.program???: | Mestrado Acadêmico em Educação |
Citation: | ALMEIDA, Adriane Carneiro de. A benção às velhas e velhos, eu peço: pedagogia griô e saberes populares ancestrais. 2022. 155 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) - Departamento de Educação, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2022. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1647 |
Issue Date: | 8-Sep-2022 |
Appears in Collections: | Coleção UEFS |
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