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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: UMA EPOPÉIA DE INDIGNAÇÃO E TERNURA Meu querido canibal sob a ótica da metaficção historiográfica
???metadata.dc.creator???: Souza, Eugênia Mateus de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Seidel, Roberto Henrique
???metadata.dc.description.resumo???: A partir da leitura de Meu querido canibal, de Antônio Torres, esta dissertação procura mapear o imaginário colonial na contemporaneidade, através de uma revisitação da história, com um olhar pós-colonial. A cristalização quebra-se pelo paradoxo metaficcional, para permitir o encaixe de mais uma peça (versão) do mosaico que forma a nação/identidade cultural brasileira. O mito de nação, o enquanto fundador de comunidade, gerou um sem-fim de pesquisas e invenções das mais variadas e adversas possíveis. Torres utiliza-se de mitos e mostra a narrativa de uma nação desvestida da cor, para reconhecer, em sua identidade, o híbrido gerado não só do processo de aculturação, mas de algo mais específico, do processo da transculturação. Vários povos de territórios distintos se estabelecem num mesmo espaço, desenhando uma história de diversidade cultural. À literatura cabe a função de recuperar passado/presente, fora/dentro em atos antropofágicos para expressar a cultura nacional. Nesse mapeamento do imaginário colonial, amplia-se um universo dentro das singularidades que não permitem fronteiras, porque estas fronteiras são construídas pelo homem, que resiste em reconhecer-se no outro. Meu querido canibal representa esse conflito em reconhecer o outro. As tribos indígenas aqui viviam em guerras; no entanto, a luta contra os invasores uniu os índios dessas tribos, através do grande chefe Cunhambebe, na Confederação dos Tamoios. Os tamoios perderam o seu espaço, ficaram à margem num lugar indefinido, vago , mas buscavam reconquistar o seu lugar. Tarefa árdua face à resistência européia em aceitar uma cultura incivilizada e desprovida de um mínimo de organização . Um redimensionamento do olhar permite uma conscientização da hibridez na formação de uma identidade coletiva e plural. Uma hibridização em todos os sentidos: raça, linguagem, cultura... Nesse sentido surge o espaço do subalterno: o interstício, o lugar nenhum. Espaço formado mediante o processo inegável de transculturação, formador do povo brasileiro, criador da imagem das fissuras da diversidade, situado num espaço intervalar desconhecedor de fronteiras que marcaram um passado de negação, de superioridade, de exploração. A antropofagia contemporânea, retomada por Torres através da ficção, repete de um outro lugar e com um outro olhar a história da dominação cultural.
Abstract: After reading Meu querido canibal (My dear Cannibal) by Antonio Torres, this dissertation searches to map the colonial imaginary in the contemporary era by re-revisiting the history with a postcolonial view. The crystallization is broken by the metafictional paradox in order to allow the fitting of one more piece of the mosaic that forms the Brazilian cultural nation/ identity. The myth of nation, as founder of a community, generated a large number of possible and varied researches and inventions. Torres uses myths and shows the narrative of a colorless nation, to recognize in its identity the hybrid generated not only by the process of acculturation, but something more specific related to the process of transculturation. Several people from different territories settled down to the same area, creating a history of cultural diversity. Literature is responsible for recovering past/present, inside/outside in acts of anthropophagy to express the national culture. The mapping of the colonial imaginary enlarges a universe inside the singularities that do not permit boundaries, because they are made by man who resists on recognizing himself in another one. Meu querido canibal represents this conflict in recognizing the other: the Brazilian Indian tribes used to live in war; however, the fight against the invaders joined the Indians of the tribes by to the Great Indian Chef Cunhambebe, in Confederação dos Tamoios (Tamoio Confederation). The Tamoio tribe lost its area; they were away from it, trying to reconquer its land. Facing the European settlers, who didn t consider an uncivilized Indian culture with lack of organization, was a tough task. A different way of looking allows an understanding of the hybridism in the formation of a collective and plural identity. Hybridism in all senses: race, language, culture In this sense the subordinate space appears: the interstice , the nowhere. A space formed by the undeniable process of transculturation, that formed the builder Brazilian people creator that has also created the image of the fissures of diversity, located in a space that does not recognize the borders that feature a past load of denial, superiority, and exploration. The contemporary anthropophagy is reanalyzed by Torres through the fiction, repeating from another place and with another view, the history of the cultural dominance.
Keywords: Identidade
Transculturação
Antropofagia
História
Nação
Identity
Transculturation
Anthropophagy
History
Nation
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
???metadata.dc.publisher.initials???: UEFS
???metadata.dc.publisher.department???: Literatura e Cultura
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Literatura e Diversidade Cultural
Citation: SOUZA, Eugênia Mateus de. UMA EPOPÉIA DE INDIGNAÇÃO E TERNURA Meu querido canibal sob a ótica da metaficção historiográfica. 2007. 149 f. Dissertação (Mestrado em Literatura e Cultura) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA, Feira de Santana, 2007.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/20
Issue Date: 27-Apr-2007
Appears in Collections:Coleção UEFS

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