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http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/24
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Lima, Deize Esmeralda Cavalcante Nunes | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1353109894272763 | por |
dc.contributor.advisor1 | Muniz, Márcio Ricardo Coelho | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5217977951806599 | por |
dc.date.accessioned | 2015-07-15T13:31:36Z | - |
dc.date.available | 2008-11-26 | - |
dc.date.issued | 2008-08-20 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Deize Esmeralda Cavalcante Nunes. CEGUEIRA E LUCIDEZ: OS ENSAIOS DE SARAMAGO. 2008. 116 f. Dissertação (Mestrado em Literatura e Cultura) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA, Feira de Santana, 2008. | por |
dc.identifier.uri | http://localhost:8080/tede/handle/tede/24 | - |
dc.description.resumo | O português José Saramago escreveu dois romances cujos títulos apontam um diálogo entre si. Ensaio sobre a cegueira (1995) e Ensaio sobre a lucidez (2004), escritos e publicados em épocas distintas, se distinguem do conjunto da obra desse autor pelo título e pela relação que estabelecem entre si. Esses dois romances foram tomados como objeto de estudo deste trabalho, que foi executado através de pesquisa bibliográfica, utilizando a metodologia da literatura comparada. O ensaio como gênero literário se tornou conhecido no século XVI, com Michel de Montaigne. A brevidade é uma das características desse texto, que apresenta uma discussão pautada na liberdade crítica, expressando o ponto de vista do autor, cujo principal objetivo é instigar uma nova reflexão sobre algo já conhecido do leitor. Ele é composto com um nível de linguagem próximo do coloquial, como se fosse um diálogo entabulado entre o escritor e seu leitor imaginário. Os dois Ensaios de Saramago apresentam um narrador não-dramatizado que se coloca fisicamente no espaço da narrativa. Em Ensaio sobre a cegueira, o narrador relata os acontecimentos, entremeando-os com longas e constantes digressões. No segundo romance, Ensaio sobre a lucidez, ele se restringe a mostrar os acontecimentos, limitando ao mínimo o uso de comentários. Essa atitude do narrador estabelece uma profunda distinção entre os dois Ensaios: é esta distinção que estabelece o tom ensaístico em Ensaio sobre a cegueira e distancia Ensaio sobre a lucidez do formato ensaístico. Há, entre esses dois romances, uma relação de intratextualidade: Ensaio sobre a lucidez recupera alguns elementos do primeiro romance (a cor branca como símbolo, as personagens e a epidemia de cegueira), e se constitui como um prolongamento da primeira narrativa. Além disso, os termos cegueira e lucidez, assunto de cada um dos romances, estabelecem um diálogo semântico que trazem à discussão a associação entre ver, conhecer e o uso precípuo da razão. Saramago coloca em diálogo as idéias de Platão, com o seu mito da caverna, e Descartes. A cegueira é apresentada como a incapacidade e/ou impossibilidade do ser humano contemporâneo em desenvolver uma visão plena de si próprio e do ambiente ao redor. O autor explora a lucidez como a capacidade de refletir sobre os acontecimentos e reagir para modificar o que não considera satisfatório. Cegueira e lucidez são situações que se opõem e se distanciam. A lucidez seria a forma de acabar com a cegueira. | por |
dc.description.abstract | The Portuguese Jose Saramago wrote two novels whose headings point towards a dialogue between themselves. Essay on the blindness (or Blindness) (1995) and Essay on the lucidity (or Seeing) (2004), were written and published at different times, they distinguish from the set of the workmanship of this author about the title and the relation that they establish between themselves. These two novels are taken as the object of study of this work, that was executed through bibliographical research and using the methodology of comparative literature. The essay like a literary genre became known in Sixteenth Century, with Michel de Montaigne. The brevity is one of the characteristics of this text, which presents a discussion based in freedom of criticism, expressing the author´s point of view that the main target to instigate a new reflection on something that the reader already knows. It is composed with a level of language next to the colloquial, as it is itself a dialogue between the writer and its imaginary reader. These two essays of Saramago present a non-dramatized narrator who places himself physically in the space of the narrative. In Essay on the blindness, the narrator tells the events, in the middle of longs and constants digressions. In the second novel, Essay on the lucidity, the narrator restricts to show the events, limiting to the minimum use of commentaries. The narrator`s attitude establishes a deep distinction between the two Essays: it is this distinction that establishes the essayistic tone in Essay on the blindness and it distances Essay on the lucidity of the essayistic format. There is, between these two novels, a relation of intratextuality: Essay on the lucidity brings some elements of the first novel (the white color as symbol, the characters and the epidemic of blindness), and it constitutes a prolongation of the first narrative. Moreover, the terms blindness and lucidity, subject of each one of the novel, establish a semantic dialogue, that brings to the point the association between seeing, knowing and the main use of the reason. Saramago puts in dialogue the ideas of Plato, with his myth of the cave, and Descartes. The blindness is presented as the incapacity and/or impossibility of the human being contemporary in developing a full vision of proper itself around his environment. The author explores the lucidity as the capacity to reflect about the events and to react to modify what he does not consider satisfactory. Blindness and lucidity are situations that oppose and distance themselves. The lucidity would be the way to end up the blindness. | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-07-15T13:31:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Deize Lima.pdf: 1042072 bytes, checksum: 59d2bcc48cd707a98a2fffe38037e250 (MD5) Previous issue date: 2008-08-20 | eng |
dc.description.sponsorship | - | |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA | por |
dc.publisher.department | Literatura e Cultura | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UEFS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Literatura e Diversidade Cultural | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | José Saramago | por |
dc.subject | Ensaio | por |
dc.subject | Narrador | por |
dc.subject | Ensaio sobre a cegueira | por |
dc.subject | Ensaio sobre a lucidez. | por |
dc.subject | José Saramago | eng |
dc.subject | Essay | eng |
dc.subject | Narrator | eng |
dc.subject | Essay on the blindness | eng |
dc.subject | Essay on the lucidity. | eng |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA | por |
dc.title | CEGUEIRA E LUCIDEZ: OS ENSAIOS DE SARAMAGO | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Coleção UEFS |
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