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dc.creatorSouza, Mabel Freitas Araujo de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4744001963352248por
dc.contributor.advisor1Santos, Ana Maria Carvalho dos-
dc.date.accessioned2017-11-21T22:15:07Z-
dc.date.issued2016-07-29-
dc.identifier.citationSOUZA, Mabel Freitas Araujo de. História, cinema e representações sobre indígenas: uma análise de Caramuru, a invenção do Brasil. 2016. 119 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em História)- Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2016.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/527-
dc.description.resumoEsse trabalho discute a relação entre a cinematografia ficcional e a historiografia brasileira na construção e perpetuação das imagens representativas sobre os povos indígenas. Objetivou-se mapear as primeiras representações a respeito desses povos e como ainda estão presentes no imaginário coletivo. O filme Caramuru, a invenção do Brasil, principal fonte e objeto desse trabalho, foi tomado como exemplo de produção fílmica do período em questão (1995-2005) e analisado com ênfase nas comemorações dos 500 anos do Brasil. Além disso, buscou-se explorar o contexto histórico em que a película foi produzida e lançada, visando perceber suas formas de representação e ainda destacar as similaridades do discurso fílmico em relação aos discursos contidos em algumas obras da historiografia brasileira.por
dc.description.abstractThis paper discusses the relationship between fictional cinema and Brazilian historiography in the construction and perpetuation of representative images on indigenous peoples. We seek to map the first representations regarding these people and how they are still present in the collective imagination . The filmCaramuru, a invenção do Brasil, the main source and object of this work was taken as an example of filmic production of the period (1995-2005), the analyzed emphasizing the celebrations of 500 years of Brazil. It sought to explore the historical context in which the film was produced and launched, aiming to understand the forms of representation and also highlight the similarities of the filmic discourse in relation to the discourses contained in some works of Brazilian historiography.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Ricardo Cedraz Duque Moliterno (ricardo.moliterno@uefs.br) on 2017-11-21T22:15:07Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Mabel.pdf: 11411644 bytes, checksum: 84f68e1889b6c843240b13dde16da945 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-21T22:15:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação Mabel.pdf: 11411644 bytes, checksum: 84f68e1889b6c843240b13dde16da945 (MD5) Previous issue date: 2016-07-29eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIApor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPovos indígenaspor
dc.subjectCinemapor
dc.subjectHistoriografiapor
dc.subjectRepresentaçãopor
dc.subjectIndigenous peopleseng
dc.subjectMovieseng
dc.subjectHistoriographyeng
dc.subjectRepresentationeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpor
dc.titleHistória, cinema e representações sobre indígenas: uma análise de Caramuru, a invenção do Brasilpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Coleção UEFS

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