???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/658
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantana, Bianca Leite-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4479735010981813por
dc.contributor.advisor1Bittencourt, Roberto Almeida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6148546666142551por
dc.date.accessioned2018-07-13T21:40:59Z-
dc.date.issued2018-04-06-
dc.identifier.citationSANTANA, Bianca Leite. Uma abordagem de ensino-aprendizagem de programação na educação superior. 2018. 148f. Dissertação. (Mestrado em Computação Aplicada) - Universidade Estadual de Feira de Santana. Feira de Santana, 2018.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/658-
dc.description.resumoEstudantes que não são da área de TI, chamados non-majors , usualmente apresentam falta de interesse e maiores dificuldades na aprendizagem de programação em relação a estudantes de cursos como Ciência da Computação. Neste trabalho descrevemos a concepção, aplicação e avaliação de uma abordagem de ensino-aprendizagem de Programação, destinada a estudantes non-majors , cujo intuito é aumentar a sua motivação e amenizar as suas dificuldades em aprender programação. A abordagem proposta combina o uso do ambiente lúdico Scratch em um contexto de criação de jogos, a linguagem de Programação Python associada à biblioteca TurtleGraphics e à manipulação de imagens por meio do ambiente de desenvolvimento JythonEnvironment for Students (JES) . Realizamos dois estudos de caso exploratórios com estudantes de Engenharia Civil cursando uma disciplina introdutória de programação em nossa instituição para analisar o impacto desta abordagem sobre a motivação e aprendizagem dos estudantes. Nossos resultados descrevem a motivação presente durante o curso em termos do modelo Atenção, Relevância, Confiança e Satisfação (ARCS), e identificam os fatores práticos que podem contribuir para aumentar ou diminuir a motivação dos estudantes. Geramos um quadro que evidencia os impactos positivos e negativos dos elementos de nossa abordagem sobre cada uma das categorias do modelo ARCS, sendo que muitos destes elementos são comuns em diversas situações de ensino-aprendizagem. Do ponto de vista da aprendizagem, nossos achados demonstram que o ensino contextualizado e em espiral potencializou a aprendizagem de conceitos como loops e funções. Scratch potencializa a aprendizagem de lógica de programação, loops e estruturas de seleção. Já Python com Turtlepotencializa a aprendizagem destes mesmos conceitos com a adição de funções. Finalmente, a abordagem com mídias demonstrou potencial para a aprendizagem dos conceitos de funções, vetores e matrizes. Acreditamos que os fatores práticos apresentados nesse trabalho podem apoiar o design de disciplinas introdutórias de programação para non-majorspor
dc.description.abstractThe proposed approach combines the use of the Scratch environment in a context of game creation, the Python programming language associated with the turtle graphics library, and image manipulation with the Jython Environment for Students (JES). We conducted two exploratory case studies with Civil Engineering students attending a CS1 course at our institution to analyze the impact of this approach on student motivation and learning. Our results describe the motivation present during the course in terms of the Attention, Relevance, Confidence and Satisfaction (ARCS) model, and identify the practical factors that may contribute to increase or decrease student motivation. We also present a framework that shows the positive and negative impacts of the elements of our approach on each of the categories of the ARCS model. Various such elements are common in several teaching-learning situations. From a learning point of view, our findings also show that contextualized and spiral learning has enhanced the learning of concepts such as loops and functions. Scratch facilitates the learning of programming logic, select and repeat structures. Python with Turtle enhances learning of these same concepts with the addition of functions. Finally, the media computation approach has shown potential for learning the concepts of functions and arrays. We believe that the practical factors presented in this work can support the design of CS1 courses for non-majorseng
dc.description.provenanceSubmitted by Verena Pereira (verenagoncalves@uefs.br) on 2018-07-13T21:40:59Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao_Mestrado___Bianca_Santana_VF.pdf: 15500523 bytes, checksum: c68a13df2b7edb9a38dcd4a535b47768 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-13T21:40:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao_Mestrado___Bianca_Santana_VF.pdf: 15500523 bytes, checksum: c68a13df2b7edb9a38dcd4a535b47768 (MD5) Previous issue date: 2018-04-06eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - FAPEBpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE TECNOLOGIApor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programMestrado em Computação Aplicadapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino-aprendizagem de programaçãopor
dc.subjectpensamento computacionalpor
dc.subjectnon-majorspor
dc.subjectmotivaçãopor
dc.subjectmodelo ARCSpor
dc.subjectProgramming learningeng
dc.subjectComputational Thinkingeng
dc.subjectCS Non-Majorseng
dc.subjectMotivationeng
dc.subjectARCS Modeleng
dc.subject.cnpqCIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAOpor
dc.titleUma abordagem de ensino-aprendizagem de programação na educação superiorpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_Mestrado___Bianca_Santana_VF.pdfDissertação_Bianca Leite_201815.14 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.