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dc.creatorOliveira, Luís Cláudio de Lima-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1232981129608886por
dc.contributor.advisor1Oliveira, Humberto Luiz Lima de-
dc.date.accessioned2018-07-31T21:32:22Z-
dc.date.issued2018-03-23-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Luís Cláudio de Lima. Mínimas palavras, máxima expressão: o miniconto como prática de leitura e escrita. 2018. 173 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras)- Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2018.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/694-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma proposta de intervenção pedagógica para o ensino de Língua Portuguesa por meio de uma sequência didática que articula, em forma de oficinas, diversas atividades de leitura, discussão, pesquisa, produção escrita e reflexão sobre a escrita, em torno do emergente gênero miniconto, tendo em vista o desenvolvimento da competência discursiva, entendida como a capacidade de compreensão e produção de textos orais ou escritos de acordo com o gênero e as diversas situações de interação e circulação, de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental com dificuldades nas práticas de leitura e escrita. Para isso, a proposta está fundamentada nos estudos de Antunes (2003, 2009, 2010), Marcuschi (2008), Koch e Elias (2014 e 2015), Kleiman (2008), Manguel (2009), como também nas orientações dos PCN (1998), no que se refere a concepção de língua e linguagem, bem como de leitura e escrita. Por tratar-se de uma proposta de leitura literária, o texto também se fundamenta nas contribuições de Yunes (2012), Cosson (2014), Jouve (2012), Soares (2001), Todorov (2009), Candido (2011). Quanto às especificidades do gênero em estudo, a intervenção se fundamenta nas concepções de Moisés (1970), Silva (2003), Gotlib (1985), Spalding (2007 e 2008), Píglia (2004) entre outros. A sequência didática é uma adaptação do que é proposto por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e Costa-Hübes (2009). O ensino de língua materna com foco no gênero miniconto é defendido nesse trabalho, devido ao fato de possibilitar ao leitor o exercício da reflexão sobre si, o outro e o mundo, mobilizando suas experiências de vida e sua imaginação, para compreender essa forma muito breve de composição que muito mais sugere do que narra. É um gênero que realmente favorece um ensino de língua em interação e contribui para a formação do pensamento crítico.por
dc.description.abstractThis work presents a proposal for pedagogical intervention for the teaching of Portuguese Language through a didactic sequence that articulates, in the form of workshops, several activities of reading, discussion, research, writing production and reflection on writing, around the emerging microfiction genre in order to develop discursive competence, understood as the ability to comprehend and produce oral or written texts according to gender and the different situations of interaction and circulation, of students from the 9th grade of Primary School with difficulties in the practices of reading and writing. For this, the proposal is based on the studies of Antunes (2003, 2009, 2010), Marcuschi (2008), Koch and Elias (2014 and 2015), Kleiman (2008), Manguel 1998), with regard to the conception of language and language, as well as reading and writing. Since it is a proposal of literary reading, the text is also based on the contributions of Yunes (2012), Cosson (2014), Jouve (2012), Soares (2001), Todorov (2009) and Candido (2011). As for the specificities of the genre under study, the intervention is based on the conceptions of Moses (1970), Silva (2003), Gotlib (1985), Spalding (2007 and 2008), Píglia (2004) among others. The didactic sequence is an adaptation of what is proposed by Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004) and Costa-Hübes (2009). The teaching of mother tongue with a focus on the microfiction genre is defended in this work, due to the fact that it allows the reader to exercise the reflection about himself, the other and the world, mobilizing his life experiences and his imagination, to understand this very brief form of composition that much more suggests than it narrates. It is a genre that really favors language teaching in interaction and contributes to the formation of critical thinking.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Ricardo Cedraz Duque Moliterno (ricardo.moliterno@uefs.br) on 2018-07-31T21:32:22Z No. of bitstreams: 1 Dissertação pdf.pdf: 12591957 bytes, checksum: 95a47feaeafc9ae6e0b8dcfd1b067366 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-31T21:32:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação pdf.pdf: 12591957 bytes, checksum: 95a47feaeafc9ae6e0b8dcfd1b067366 (MD5) Previous issue date: 2018-03-23eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTESpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programMestrado Profissional em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLíngua Portuguesapor
dc.subjectMinicontopor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectEscritapor
dc.subjectPortuguese Languageeng
dc.subjectReadingeng
dc.subjectWritingeng
dc.subject.cnpqLETRAS::LINGUA PORTUGUESApor
dc.titleMínimas palavras, máxima expressão: o miniconto como prática de leitura e escritapor
dc.typeDissertaçãopor
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