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dc.creatorValverde, Tércia Costa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7836798472934362por
dc.contributor.advisor1Lima, Francisco Ferreira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5670299329431062por
dc.date.accessioned2015-07-15T13:31:30Z-
dc.date.available2008-07-29-
dc.date.issued2006-06-01-
dc.identifier.citationVALVERDE, Tércia Costa. A desconstrução da história de Portugal em As Naus. 2006. 223 f. Dissertação (Mestrado em Literatura e Cultura) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA, Feira de Santana, 2006.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/7-
dc.description.resumoPortugal conseguiu, no período das Navegações, ampliar o seu Império, difundir a sua cultura e conquistar novos adeptos para a sua religião. Obteve várias colônias e durante anos lucrou com as mesmas. Esses acontecimentos foram sendo propagados ao longo da história e reforçados pela literatura nacional, fato que resultou no surgimento de uma atmosfera mítica e simbólica em torno deles. Luís de Camões e Os Lusíadas contribuíram significativamente para a solidificação e manutenção do discurso auto-afirmativo do ser lusitano, que ainda hoje se encontra interligado ao passado. Dessa forma, acreditamos que a nação lusíada nunca olhou atentamente para os seus pés de barro . As inúmeras mudanças, ao longo do tempo, não foram suficientes para despertar os portugueses do sonho glorioso, porém, dentro da própria literatura, existem aquelas vozes críticas que estão atentas e de acordo com a pós-modernidade. Entre elas encontra-se António Lobo Antunes, que, através da sua paródia As Naus, faz uma releitura nada inocente do passado de Portugal, lançando um novo olhar sobre o mesmo. Em As Naus, a História portuguesa é desconstruída juntamente com os seus representantes: os heróis e Lisboa, capital do império. Nesse romance, os lugares são decadentes, arruinados e mal-cheirosos e as pessoas, ou estão em decomposição, ou carregam dentro de si uma patologia mental; metáfora da própria sociedade que se encontra enferma. Assim, Luís de Camões, Pedro Álvares Cabral, Manuel de Sousa de Sepúlveda, Francisco Xavier, Diogo Cão, Garcia da Orta, Fernão Mendes Pinto, Vasco da Gama, o rei D. Manuel, entre outros personagens históricos, aparecem dessacralizados pela carnavalização, que se manifesta, na referida obra, através do riso, da ironia, do grotesco e da loucura; ferramentas utilizadas por Lobo Antunes para fortalecer e tornar eficaz a sua tentativa de mudança da mentalidade lusitana.por
dc.description.abstractIn the period of Navigations, Portugal has amplified its Empire, spread its culture and conquered new adepts to its religion. It obtained many colonies, profitable for years. These events had been diffused by History and reinforced by national literature, fact that created a mythic and symbolic atmosphere. Luís de Camões and Os Lusíadas contributed significantly to the solidification and maintenance of the self-affirmative discourse of the lusitan being, which nowadays is still linked to the past. In this way, we believe that the lusiada nation has never looked its pés de barro over. The uncountable changes along the time have not been sufficient to wake the Portuguese people of the glorious dream, but in its own literature there are critic voices attempt and in consonance with post-modernity. Among them we found António Lobo Antunes, who, through his parody As Naus, makes a critical rereading of the Portugal past, directing a new look over the same. In As Naus, the Portuguese History is disconstructed as well as its representatives: the heroes and Lisbon, capital of the empire. In this novel, the places are decadent, ruined and having an unpleasant smell, as people are in decomposition or suffering mental pathologies; metaphor of the society in its own sickness. So, Luís de Camões, Pedro Álvares Cabral, Manuel de Sousa de Sepúlveda, Francisco Xavier, Diogo Cão, Garcia da Orta, Fernão Mendes Pinto, Vasco da Gama, King D. Manuel, among other historical characters, seam dissacred by carnivalization, manifested in the referred work by smile, irony, grotesque and madness; elements used by Lobo Antunes to strengthen and improve the attempt to change the lusitan mentality.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-07-15T13:31:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ABSTRACT As Naus.pdf: 12762 bytes, checksum: 9d0d314406661047e9e4e1ed7b2f0e9a (MD5) Previous issue date: 2006-06-01eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANApor
dc.publisher.departmentLiteratura e Culturapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Literatura e Diversidade Culturalpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectHistoria de Portugalpor
dc.subjectAntunes, Antonio Lobopor
dc.subjectAs Nauspor
dc.subjectThe History of Portugaleng
dc.subjectAntunes, Antonio Loboeng
dc.subjectAs Nauseng
dc.subject.cnpqCNPQ::por
dc.titleA desconstrução da história de Portugal em As Nauspor
dc.typeDissertaçãopor
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