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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Qorpo-Santo, encenador de si mesmo
???metadata.dc.creator???: Santos, Thiago de Freitas 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Pereira, Elvya Shirley Ribeiro
???metadata.dc.description.resumo???: Em 1877 o gaúcho José Joaquim de Campos Leão Qorpo-Santo imprimiu por conta própria, com a exceção de um dos nove volumes, sua obra completa, a Ensiqlopédia ou Seis mezes de huma enfermidade. A construção do projeto enciclopédico revela em alguns momentos um processo de criação conturbado, como se o autor tivesse correndo contra o tempo, sem possibilidades de correções, às vezes num fluxo ininterrupto de criação. O teatro, por exemplo, todo ele datado, teria sido escrito em apenas seis meses, de janeiro a junho de 1866. O presente trabalho gira em torno de como Qorpo-Santo realizou um teatro que demonstra a todo tempo seu caráter de artificialidade, seja através de sua auto representação, de personagens conscientes de si mesmas, ou do teatro-dentro-do-teatro. Também discutimos o conceito de obra aberta, e destacamos a “abertura”que Qorpo-Santo concede ao leitor. Uma liberdade de intervenção que parte duma consciência própria de que sua obra é incompleta, talvez até mesmo imperfeita. Ironicamente, o dramaturgo gaúcho intitulou sua obra completa de Ensiqlopédia, o que sugere uma pretensão de universalidade, de completude. No entanto, o que se realiza é um teatro repleto de imperfeições, não estéticas, mas reflexo da condição humana, de um mundo caótico e fragmentado.
Abstract: In 1877 José Joaquim de Campos Leão Qorpo-Santo privately printed, with the exception of one of the nine volumes, his complete work, the Ensiqlopédia ou Seis mezes de huma enfermidade.The construction of the encyclopedia project reveals at times a troubled process of creation, as if the author had a race against time, with no possible corrections, sometimes in an uninterrupted flow. The theater, for example, all of it dated, was written in only six months, from January to June 1866. This work revolves around of how Qorpo-Santo produced a theatre that demonstrates all the time its artificial nature, either by his self-representation, conscious characters, or the play within the play. We also discussed the concept of openwork, and highlighted the “opening” that Qorpo-Santo gives to the reader. A freedom of speech that comes from self-consciousness,that his work is incomplete, perhaps even imperfect. Ironically, the playwright titled his work Ensiqlopédia(encyclopedia), suggesting universality. However, what takes place is a theatrefull of imperfections, not aesthetics, but as reflect of the human condition, a chaotic and fragmented world.
Keywords: Qorpo Santo
Metateatro
Obra aberta
Ensiqlopédia
Metatheatre
Openwork
???metadata.dc.subject.cnpq???: LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
ARTES::TEATRO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Feira de Santana
???metadata.dc.publisher.initials???: UEFS
???metadata.dc.publisher.department???: DEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTES
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado Acadêmico em Literatura e Diversidade Cultural
Citation: SANTOS, Thiago de Freitas. Qorpo-Santo, encenador de si mesmo. 2012. 125 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Literatura e Diversidade Cultural)- Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2012.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/983
Issue Date: 19-Aug-2012
Appears in Collections:Coleção UEFS

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